Blog WireMaze

Março 2017

Fevereiro 2017

titulo_noticia_l

Águeda lança app móvel para munícipes e visitantes

A Câmara Municipal de Águeda acaba de lançar, com o apoio da WireMaze, uma aplicação dedicada a quem vive ou visita a cidade. Designada Águeda Citify, a nova app junta numa só todas as aplicações que a autarquia já disponibilizava.

titulo_noticia_l

wmOP com muitas novidades

A WireMaze lançou esta semana uma versão renovada do wmOP, com diversas novas funcionalidades que refletem as sugestões das autarquias e instituições que usam a plataforma.

titulo_noticia_l

Peso da Régua avança com Orçamento Participativo

A Câmara Municipal do Peso da Régua realiza em 2017 o seu primeiro Orçamento Participativo, com uma verba afeta de 120 mil euros para projetos nas áreas de "Ambiente e Energia", "Coesão Social", "Mobilidade e Infraestruturas", "Cultura e Turismo" e "Educação e Desporto".

Janeiro 2017

Vamos planear 2017?

Vamos planear 2017?

Antes de entrar no ritmo acelerado do dia-a-dia, na WireMaze, costumamos aproveitar estas primeiras semanas do ano para definir objetivos e planear os próximos meses de trabalho.

Esposende e Estarreja com wmQual

Esposende e Estarreja com wmQual

As Câmaras Municipais de Esposende e de Estarreja escolheram o wmQual para simplificar o processo de gestão associado à certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Dezembro 2016

Tendências para 2017

Tendências para 2017

Viva,

2016 está a chegar ao fim e estas últimas semanas são o momento ideal para refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano e preparar os próximos meses. 

40 anos do Poder Local Democrático

40 anos do Poder Local Democrático

A WireMaze é patrocinadora oficial da Convenção Nacional dos dos 40 anos do Poder Local Democrático, organizada pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses - ANMP, que se realiza no próximo dia 10 de dezembro, em Coimbra, onde estará também presente.

Orçamento Participativo avança em Espinho

Orçamento Participativo avança em Espinho

A Câmara Municipal de Espinho realiza em 2017 o seu primeiro Orçamento Participativo, que prevê uma verba de 200 mil euros para propostas enquadradas nas áreas do ambiente e energia, mobilidade e infraestruturas, cultura e turismo, coesão social e desporto.

Novembro 2016

Cinco milhões para tornar o turismo mais acessível

Cinco milhões para tornar o turismo mais acessível

Certamente já ouviu falar de "turismo acessível", "turismo universal", "turismo inclusivo" ou mesmo de "turismo sem barreiras". Todas estas expressões significam mais ou menos o mesmo e referem-se à criação de condições para que todas as pessoas, inclusive as portadoras de algum tipo de limitação de mobilidade, audição, visão ou condicionantes cognitivas e psicossociais, possam usufruir de produtos, serviços e ambientes turísticos.

Quais são as autarquias com melhor presença online?

Quais são as autarquias com melhor presença online?

A Universidade do Minho acabou de lançar um estudo sobre A presença na internet das câmaras municipais em 2014. No top 10 das câmaras com melhores presenças online estão os sites de sete autarquias com software da WireMaze: Alcochete, Arcos de Valdevez, Sesimbra, Chaves, Sines, Vila Nova de Cerveira e Bragança.

Votação SMS foi sucesso em Guimarães

Votação SMS foi sucesso em Guimarães

A 4ª edição do Orçamento Participativo de Guimarães fechou com seis propostas vencedoras. Este ano, a autarquia conseguiu aumentar o número de registos e de votos, com perto de 5 mil cidadãos a contribuírem com as suas escolhas, que serão agora executadas pela câmara municipal.

Proteção Civil de Setúbal lança app inovadora

Proteção Civil de Setúbal lança app inovadora

A Proteção Civil de Setúbal lançou, em parceria com a WireMaze, a aplicação "Setúbal SOS". Disponível para Android e IOS, a aplicação, inspirada no caso de estudo “My 112”, do Centro de Emergência da Comunidade Autónoma de Madrid, é totalmente inovadora a nível nacional.

Google limita acesso gratuito a APIs

Google limita acesso gratuito a APIs

O acesso às APIs de serviços do Google é, na grande maioria dos casos, gratuito. No entanto, quando o número de acessos dispara, como está a acontecer no caso do Google Maps, o acesso passa a ser pago.

Outubro 2016

Setembro 2016

De volta ao trabalho, esta checklist é para si

De volta ao trabalho? Esta checklist é para si!

Com as férias passadas (espero que tenha aproveitado bem as suas!) e o outono já aí à porta, estamos todos de volta para mais um ano de trabalho.

Independentemente dos desafios específicos que possa ter definido para a sua autarquia, as áreas do marketing, comunicação e serviços à comunidade são das que não deve descuidar nesta reta final de 2016. Em 2017, os resultados vão deixá-lo satisfeito com esse investimento.

Agosto 2016

Matosinhos inova com site centrado no cidadão

Matosinhos inova com site centrado no cidadão

A Câmara Municipal de Matosinhos acaba de lançar o seu novo site, com o apoio da WireMaze e da ESAD (Escola Superior de Arte e Design), no âmbito da nova imagem para a cidade.

Matosinhos, Cidade Criativa, Cidade do Design, Cidade da Mobilidade, Cidade da Arquitetura, Cidade da Gastronomia, Cidade do Mar. O logotipo, inspirado nas redes de pesca, adapta-se a várias personalidades visuais e vai de encontro ao caráter dinâmico e diversificado da cidade.

Murça lança segundo Orçamento Participativo

Murça lança segundo Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Murça repete este ano a experiência com orçamentos participativos, tendo lançado em maio o processo para o Orçamento Participativo de 2017. A concurso estão 20.000 euros destinados a projetos propostos pelos cidadãos na área do concelho de Murça.

Julho 2016

Visite Mirandela!

Visite Mirandela!

Já está disponível o novo portal de marketing territorial de Mirandela, Visit Mirandela, onde pode encontrar toda a informação sobre as principais atrações turísticas da região, os locais onde pernoitar, os restaurantes onde comer e os produtos da região.

Mirandela renova site

Mirandela renova site

A WireMaze renovou recentemente o site da Câmara Municipal Mirandela. O site é responsivo, o que permite a sua consulta com qualidade em qualquer dispositivo e recorre ao wmSmile e ao wmCitizen.

O wmSmile simplifica a presença online das instituições e potencia a comunicação com os munícipes. A solução permite, por exemplo, que a edição de conteúdos seja completamente autónoma, logo muito mais célere e garante a total adaptação do site à linha gráfica da instituição.

Ponta Delgada vota por SMS no OP

Ponta Delgada vota por SMS no OP

Depois de duas edições muito bem sucedidas, a Câmara de Ponta Ponta Delgada avança este ano com a terceira do seu orçamento participativo. E 2016 traz uma novidade: a possibilidade de votação das propostas online ou via SMS.

Esta opção é uma das potencialidades do wmOP, com que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a trabalhar.

Junho 2016

Aproxime-se dos seus munícipes

Aproxime-se dos seus munícipes

Viva,

Tenho quase a certeza que não falho se disser que um dos seus objetivos enquanto autarca é sentir que aqueles que escolheram a sua região para viver se sentem próximos da autarquia. Saber que se sair à rua lhe vão acenar ou abordá-lo para trocar duas palavras.

Contudo, conseguir esta proximidade não é fácil. As pessoas sentem-se distantes das instituições, associam-nas muitas vezes a processos burocráticos e a caras pouco simpáticas. Além disso, dada a dimensão e a demografia de alguns concelhos já não é viável conhecer os seus munícipes pelo nome quando se cruza com eles na rua.

aberto financiamento a modernizacao das autarquias

Aberto financiamento à modernização das autarquias

O Portugal 2020 através dos programas operacionais regionais lançou no passado dia 31 de maio vários concursos destinados à modernização administrativa das autarquias.

Os concursos abrangem várias das regiões do país e são várias as soluções da WireMaze que podem ser enquadradas nos financiamentos em aberto, nomeadamente:

Maio 2016

wiremaze-logo-diagonal

A sua autarquia já está no Citybook?

Viva, Não, não é uma nova rede social… mas podia ser! Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, YouTube, Snapchat… o número de redes sociais parece aumentar quase todos os dias. Será que a sua autarquia deve, ou precisa, de estar ativa em todas elas?

metro do porto com horario em tempo real

Metro do Porto com horários em tempo real

O Metro do Porto arrancou esta semana com um novo sítio web, como sempre em www.metrodoporto.pt. Agora, os utilizadores passam a obter informação de horários em tempo real e podem consultar o site em qualquer tipo de terminal fixo ou móvel.

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Case Study : Águeda coloca o OP sobre rodas

Águeda lançou em 2015 o Orçamento Participativo, uma medida integrada na sua estratégia de afirmação como “Human Smart City”, que visa tornar o concelho mais humano, inclusivo, social, tecnológico e economicamente ativo.

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Obrigado 2015. Bem-vindo 2016!

Caso de estudo: Vianenses aprovam orçamento participativo

A autarquia de Viana do Castelo chamou os vianenses a contribuir com ideias para a região e estes disseram presente. O processo foi marcado pela celeridade com que foi realizado, já que iniciou no final de 2014 e provavelmente será ainda para executar em 2015.

A gestão da qualidade pode ser simples. Acredite.

A gestão da qualidade pode ser simples. Acredite.

Todos concordamos sobre os benefícios que a implementação de um sistema de gestão da qualidade pode proporcionar a empresas e instituições. O nível de organização interna e a produtividade aumentam, os custos e a taxa de erro descem, a credibilidade das entidades melhora.

Caso de estudo: Guimarães agarra o orçamento participativo

Caso de estudo: Guimarães agarra o orçamento participativo

Guimarães assegurou em 2015 que a confiança que os vimaranenses confiaram no orçamento participativo se manteve intacta e até saiu reforçada. Após um ano de 2014 com contratempos na votação, os cidadãos aderiram de forma positiva à orientação da autarquia para as temáticas da sustentabilidade ambiental, voluntariado e solidariedade.

Outubro 2015

Caso de estudo: saiba como Odemira conquistou os seus cidadãos!

Odemira conquistou os seus cidadãos ao longo dos últimos 5 anos de orçamento participativo. Conseguiu um índice de participação médio de 12% e cerca de 1/3 da população contribuiu para pelo menos um processo. O trabalho de continuidade realizado pelo município é o segredo para este sucesso duradouro.

Obrigado 2015. Bem-vindo 2016!

Turismo: a sua região vai ficar em terra?

Viva,

Celebrou-se no passado dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo.

Podia ser só mais uma data mas dias antes, dados divulgados pelo Banco de Portugal indicavam que, entre janeiro e julho deste ano, os turistas estrangeiros gastaram cerca de 28,3 milhões de euros por dia no nosso país, o que equivale a uma despesa média de 314 euros diários por turista. Simultaneamente, e segundo dados do INE, também o número de turistas nacionais está a crescer em todas as regiões. Definitivamente, Portugal está na moda.

Guimarães vence prémio "Melhor Município Digital"

A Câmara de Guimarães conquistou o prémio de “Melhor Município Digital” no âmbito dos “Prémios Navegantes XXI”, uma iniciativa da ACEPI - Associação da Economia Digital, que distingue os projetos eletrónicos que mais tenham contribuído para transformar a Administração Pública Local portuguesa.

setembro 2015

Acessibilidade, embaraço ou catástrofe?

Acessibilidade, embaraço ou catástrofe?

Viva,

Já todos ouvimos a expressão "acessibilidade web". Mas será que sabemos o que significa?

Em teoria, não é difícil. Falamos de "acessibilidade web" para nos referirmos à prática inclusiva de criar sites que possam ser usados por todos, mesmo que tenham algum tipo de deficiência. Quando um site é acessível, um utilizador com limitações visuais ou auditivas, por exemplo, consegue ter acesso à informação e funcionalidades tal como qualquer outro utilizador.

Scale2go lança plug-in de afiliado

Scale2go lança plug-in de afiliado

A scale2go - rede social para organizar, solicitar e participar em atividades de lazer, recreativas, voluntariado e turismo ativo, acaba de lançar um plug-in de afiliado, que permite a municípios, organizações de turismo, associações desportivas, entre outros, acederem ao site de forma fácil e personalizada.